terça-feira, 20 de setembro de 2011

E mostrar para quem quiser ver um lugar pra viver sem chorar.

oooooooi cotolengos *-*

Hoje vim fazer um post não sobre minhas experiencias e lista de objetivos de antes de fazer 18 (isso fica pra outra ocasião), mas sim sobre o Rio Grande do Sul. Bem, pra quem não sabe eu sou gaúcha e sim, eu estou sorrindo ao escrever isso porque como todo bom gaúcho, eu sou orgulhosa. Pra quem não sabe hoje nós comemoramos a Revolução Farroupilha, mas não vim falar sobre esse momento histórico, pois isso vocês podem ler no Wikipédia. O motivo real deste post é colocar pra fora todo orgulho e amor que eu tenho pelo Rio Grande do Sul.

"Nascido entre a poesia e o arado. A gente lida com o gado e cuida da plantação. A minha gente que veio da guerra, cuida dessa terra como quem cuida do coração. Você, que não conhece meu estado está convidado a ser feliz neste lugar, a serra te dá o vinho, o litoral te dá carinho e o guaíba te dá um pôr do sol lá na capital. A fronteira los hermanos, é prenda cavalo e canha. Viver lá na campanha é bom demais. Que o santo missioneiro te acompanhe companheiro, se puder vem lavar a alma no rio uruguai. Eu sou do sul. É só olhar pra ver que eu sou do sul. A minha terra tem um céu azul, é só olhar e ver."

Sei que os outros estados não gostam muito do RS por causa do orgulho excessivo e demonstração explicida do amor que temos para com nossas terras, mas vou-lhes dizer algo: NÓS PODEMOS, e os outros estados também podem, mas não o fazem com tanta frequencia ou pelo menos não chega até aqui essas demonstrações.

"Vem conhecer os verdes campos orvalhados, o chimarrão bem cevado em volta de um fogo de chão. Sentir de perto o amor de um povo hospitaleiro, o calor de um braseiro dentro de um coração. Rio Grande do Sul."

Eu odeio sair do estado, sempre que vou pra Florianópolis fico louca de saudade, mesmo que SC seja muito agradável, eu sinto falta. Parece besteira, mas nada se compara ao meu sorriso toda vez que entro no estado, o céu parece mais azul, o vento mais agradável e eu nem me importo com a distancia que ainda tenho que percorrer até minha cidade, pois no meu coração eu sei que, de uma forma ou de outra, eu estou em casa.

"Quem quiser saber quem sou, olha para o céu azul e grita junto comigo: Viva o Rio Grande do Sul!"

Que me desculpem os outros povos, mas eu realmente me sinto filha do melhor estado do Brasil e eu nem estou falando de números, estou falando de sentimentos mesmo, do amor, da emoção de ver um Grenal, do orgulho de viver em um estado rico não só financeiramente, mas também em belezas naturais, sinto orgulho da minha Uruguaiana, "pois não conhece o Rio Grande, quem não foi a Uruguaiana" .
Sim, nós perdemos a revolta, mas não é ganhar ou perder que nos importa e sim o dia em que nós dizemos "não" aos que queriam nos governar, lutamos com raça e amor, perdemos com dignidade e fomos até o fim em busca da nossa liberdade, isso é o que importa, é isso que nós comemoramos.

"Ouve o canto Gauchesco e brasileiro desta terra que eu amei desde guri"

Outro dia houve um momento cívico na minha escola, quando tocou o hino do Brasil, nós cantamos com respeito, mas como se fossem apenas letras vazias. Quando tocaram o hino do RS, todos cantamos mais alto que a própria música ao fundo com um sorriso tão grande e sincero que eu não conseguiria descrever em palavras, confesso que tive de segurar as lágrimas, eu sei que parece exagero e se você é de outro estado deve estar dormindo ou com mais raiva do Sul, mas essa emoção é inexplicável. No final das contas, eu tenho mais orgulho do meu estado, do que meu próprio país. Eu amo o Brasil, mas amo mais ainda o RS.


"É o meu Rio Grande do Sul, céu, sol, sul, terra e cor, onde tudo que se planta cresce e o que mais floresce é o amor."

Enfim, desisto de tentar expressar em palavras todo meu amor, orgulho e tantos outros sentimentos que tenho pela minha terrinha. Espero que tenham gostado, beijos.